terça-feira, 22 de novembro de 2011

BAMBUTERPIA - 1ª PARTE

A bambuterapia é uma conduta terapeutica moderna muito usada nos tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, pois apresentam propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas. Os bambus são parecidos com rolos ou varetas que se adaptam aos contornos do corpo. Com o uso das pontas do bambu, o profissional consegue realizar estímulos nos pontos energéticos e zonas reflexas dos pés, mãos e rosto.
Origem da Bambuterapia: Surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem e possui indicação corporal e facial. Foi apresentado ao mundo em 2003 e chegou ao Brasil em 2006, desde então caiu no gosto das brasileiras, serve tanto para acalmar como para energizar, acelerar, relaxar tecidos e fibras musculares, além de promover uma drenagem linfática, reduzir medidas, modelar o corpo, trabalhando o físico e a mente, promovendo o equilíbrio energético.
Outras técnicas podem ser associadas ao bambu para sofisticação terapêutica: acupuntura, shiatsu, ayurvédica, reflexologia e drenagem linfática. Com essas técnicas é possível promover harmonia no indivíduo, seja por uma questão de estética ou desbloqueio da musculatura e ainda ajuda no equilíbrio energético.
Como é a aplicação ou procedimento dessa técnica? O procedimento tem duração média de uma hora. O ambiente é todo climatizado, ou seja, preparado com uma música suave e uma iluminação especial - meia-luz. A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras leves para não machucar o cliente. A massagem tem início nos pés e em seguida no corpo, no rosto finalizando nas costas.
Quais são os objetivos e os efeitos dessa técnica?
 Melhorar a oxigenação e nutrição
 Promover aquecimento
 Vaso dilatação
 Limpeza cutânea
 Renovação celular
 Desintoxicação
 Drenagem venosa
 Circulação arterial
 Liberar aderências
 Induzir ao relaxamento
 Tonificação muscular

Contra-Indicações

Neoplasia - Câncer
 Infecções Agudas
 Trombose
 Insuficiência Cardíaca
 Estados Febris
 Alterações na Pele (tumores e feridas)
 Problemas Renais
 Diabetes
A importância do bambu
O bambu representa para os chineses a força, beleza, leveza e flexibilidade. Para a prática da massagem, a preferência é por bambus de superfície regular. Essas peças devem ser lixadas e envernizadas, além de não conter qualquer tipo de farpa, ranhura ou dano que possa impedir o perfeito deslizamento e machucar o cliente. A técnica permite ao terapeuta firmeza e precisão no toque ao trabalhar diversas partes do corpo, rosto e extremidades.
Logo no início a massagem era considerada novidade como terapia, aos poucos foi se tornando uma massagem mais direcionada, pode estar presente em vários tipos de tratamentos.
A bambuterapia ajuda relaxar a musculatura. Os músculos são os órgãos ativos do movimento. Eles possuem a capacidade de se contrair e de relaxar; em conseqüência, transmitirem movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. O movimento do corpo humano deve-se aos músculos.
Cada músculo possui o seu nervo motor, que é dividido em várias fibras que controlam todas as células do músculo, através da placa motora. O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, sendo todas essas contrações musculares controladas e coordenadas pelo cérebro. A massagem realizada com bambu propicia aos músculos relaxamento e total revigoramento. 
Histórico do bambu
O bambu é uma planta, “primo da grama”, que pode atingir até trinta metros de altura. O Bambu leva seis meses para atingir quinze metros de altura e se renova anualmente. Calcula-se cerca de 1250 espécies e variedades, com grande abundância no Equador e no Brasil, sendo típica de clima tropical, desenvolvendo-se melhor em solos arenosos, leves, de boa drenagem, profundo e de nível médio de fertilidade. Cresce tanto em regiões tropicais e ao nível do mar como em altitudes de aproximadamente 1300m.
O Bambu era considerado uma planta sagrada, sendo utilizado pelos chineses apenas em cerimônias de nascimento, morte, casamento e iniciação de magos.
Acreditava-se que o espaço vazio entre um nó e outro era tão puro, que os anjos ao vir a terra, ali se hospedavam Ele é rico em minerais e açúcares, ecologicamente correto depois de plantado. Os benefícios do bambu já são pesquisados há 30 anos.
Aguarde na semana que vem a segunda parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário