domingo, 11 de dezembro de 2011

BAMBUTERAPIA - 2 ª PARTE

Na massagem são usados bambus com diferentes tipos de espessura e comprimento, que ajudam o massoterapeuta a definir também a intensidade da pressão empregada nas manobras.
Os bambus mais finos são utilizados, na maior parte das vezes, para execução de uma massagem modeladora, o que vai exigir o uso de maior pressão por parte do profissional. A compressão deve ser mais intensa justamente com a intenção de gerar a maior mobilização dos tecidos para garantir a intensidade necessária para promover a modelagem do corpo buscada. Os bambus mais grossos são, geralmente, os mais usados para a realização de uma massagem relaxante, quando são feitas manobras mais leves. Entre os efeitos dessa massagem estão à ativação da circulação e o aumento da vasodilatação.
Postura profissional: A boa apresentação pessoal da esteticista é primordial para uma boa impressão da cliente. É necessário que se apresente com o uniforme ou jaleco limpo, sapatos limpos, confortáveis, baixos e silenciosos.
As mãos devem estar rigorosamente bem cuidadas, não podendo ter qualquer ferida, por menor que seja, pois esta apresenta um sério perigo para eventuais infecções, principalmente para o próprio profissional. As unhas com esmalte claro, devem estar tratadas, limpas e curtas para não machucar a cliente. O cabelo deve ser curto ou preso, de preferência protegido por uma toca. A maquiagem deve ser suave, o hálito perfumado, usar perfumes discretos e usar máscara cirúrgica.
O comportamento deve ser discreto para que combine com sua apresentação pessoal. Falar pouco e de preferência sobre coisas que interessem à cliente. É importante saber ouvir e não falar de si mesma. A atenção dispensada à cliente deve ser delicada, sem muita intimidade, nunca comer qualquer tipo de comida, lanche, mascar chicletes ou atender telefone na hora do atendimento.
Antes de tocar a pele da cliente o profissional deve lavar as mãos e os antebraços cuidadosamente com sabonete e água corrente, enxugar bem e em seguida espalhar algumas gotas de um gel desinfetante, esfregar entre as mãos até secar por completo.
A massagem com bambu segue o raciocínio da drenagem linfática, ou seja, em direção aos gânglios linfáticos caso o objetivo seja o de drenar.
Para modelar segue as mesmas manobras da massagem modeladora com amassamento, rolamento, fricção no sentido das fibras musculares.
Se o objetivo for relaxamento é possível associar os pontos do shiatsu e reflexologia fazendo pressão com a ponta do bambu nos pontos. Acrescentar rolamento, amassamento para diminuir a tensão muscular.
Lembrando que o bambu é tratado contra fungos e deve ser higienizado com álcool 70º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário